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Você sabe quanto vale sua empresa? Em algum momento da vida da sua empresa, é bem provável que você necessite dessa informação.

Justamente para identificar o valor do seu negócio é que existem os métodos de valuation.

O que é Valuation?

Apesar da sofisticação do termo em inglês, no contexto empresarial, o valuation nada mais é do que a avaliação de uma empresa.

Essa avaliação não está adstrita às empresas de grande porte. Também podem ser avaliadas micro e pequenas empresas ou, até mesmo, pequenos negócios autônomos.

Todos os métodos de avaliação possuem pontos fortes e fracos. Portanto, não existe uma só forma de avaliação para estimar o valor de uma empresa, de modo que não há uma metodologia certa ou errada, apenas mais ou menos adequada.

Assim, é necessária a utilização de métodos que melhor se adequem à realidade da empresa, para que se faça um cálculo mais eficiente. Dentre os diversos métodos de avaliação de empresas, podemos citar alguns mais utilizados:

Múltiplos de Mercado

A análise de múltiplos, também chamada de avaliação relativa, é muito usada no mercado americano e é uma das formas mais simples de fazer o valuation de empresas.

Esta metodologia verifica o valor de uma empresa partir de múltiplos de EBITDA, Receita Líquida, Lucro Líquido, Valor Patrimonial, Faturamento, entre outros, de empresas que atuam no mesmo setor da empresa avaliada.

Deve-se ressaltar, porém, que o avaliador sempre deve utilizar mais de um indicador em suas análises, para assim ter um valuation mais completo.

Entre os tipos de múltiplos mais utilizados, temos os seguintes:

Múltiplo de Lucro

Trata-se do múltiplo P/L (Preço por ação / Lucro por ação), que é utilizado para a avaliação da riqueza que a companhia está criando.

Considerando que os lucros da empresa permaneçam constantes, ele informa o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, através do recebimento do lucro gerado pela empresa.

A título de exemplo, podemos comparar o P/L das Lojas Renner com o da Cia Hering.

Nos resultados do segundo semestre de 2019, temos um lucro por ação nas Lojas Renner de 1,30, enquanto na Cia Hering temos 1,45. Além disso, o preço por ação das Lojas Renner estava em 49,89 e o da Cia Hering estava em 32,55.

Com isso, podemos calcular os seguintes múltiplos nas respectivas empresas:

Lojas Renner: 49,89/1,30 = 38,38
Cia Hering: 32,55/1,45 = 22,45

Como podemos observar, a Cia Hering negocia com menor múltiplo nessa comparação, o que denota um menor tempo para que o investimento se pague.

Considerando serem duas empresas bem consolidadas e de grande porte, a existência de uma grande diferença entre os múltiplos pode indicar que a Cia Hering esteja sendo negociada com desconto em seu setor.

Contudo, essa análise, isoladamente, não é suficiente para que possamos afirmar isso, uma vez que a comparação se deu somente entre duas empresas, a partir de um único múltiplo.

Múltiplo de Valor

Aqui temos o múltiplo EV/EBITDA (Enterprise Value / Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization).

Este múltiplo determina os anos necessários para obter o retorno do investimento no EV da empresa, considerando a disponibilidade de todo o fluxo de caixa operacional para paga-lo.

Quando falamos em EV (Enterprise Value), também chamado de FV (Firm Value), estamos nos referindo ao valor de mercado da empresa somado à sua dívida líquida.

E o que seria o EBITDA? Também chamado de LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), esse indicador demonstra a geração operacional de caixa potencial da empresa. Seria o lucro operacional (EBIT) somado à depreciação e à amortização.

Aqui também podemos utilizar as Lojas Renner e a Cia Hering para exemplificar.

No ano de 2018, tivemos um EV nas Lojas Renner de R$ 27.940.643.000‭, enquanto na Cia Hering tivemos um EV de R$ 4.412.891.000‬. Além disso, o EBITDA das Lojas Renner estava em R$ 1.588.490.000 e o da Cia Hering estava em R$ 259.557.000 (dados retirados do website br.advfn.com, mas podem ser calculados a partir das DREs das empresas).

Com isso, podemos calcular os seguintes múltiplos nas respectivas empresas:

Lojas Renner: 27.940.643.000/1.588.490.000 = 17,59
Cia Hering: 4.412.891.000/259.557.000 = 17,00

Através desse múltiplo, podemos chegar ao valor de uma empresa multiplicando-o ao seu resultado operacional líquido.

Contudo, como já explicado, deve-se ter em mente que referido valor não deve ser considerado de forma isolada.

Fluxo de Caixa Descontado

Este método estima o valor da empresa a partir dos fluxos de caixa esperados nos próximos anos, descontados por uma taxa que representa o custo de capital intrínseco da empresa (taxa de risco).

Ele se encaixa melhor naquelas empresas com geração de caixa positiva e que possua certa maturidade no mercado.

Apenas a título de curiosidade, para entender um pouco melhor como a realização do valuation de forma correta pode auxiliar na formação do valor da empresa, utilizando a técnica do Fluxo de Caixa Descontado, vamos imaginar que o proprietário de uma lanchonete pretende vendê-la.

Essa lanchonete possui a seguinte projeção de faturamento para os próximos quatro anos:

1º Ano – R$ 88.000,00
2º Ano – R$ 92.500,00
3º Ano – R$ 132.600,00
4º Ano – R$ 142.700,00

Agora, precisamos aproximar este resultado do valor que teria hoje, com uma taxa anual de desconto hipotética de 8%.

Então, teremos que calcular o retorno de cada ano trazendo para o valor presente:

1º Ano – R$ 88.000,00 / (1,08)^1 = R$ 81.481,48
2º Ano – R$ 92.500,00 / (1,08)^2 = R$ 79.303,84
3º Ano – R$ 132.600,00 / (1,08)^3 = R$ 105.262,16
4º Ano – R$ 142.700,00 / (1,08)^4 = R$ 104.888,76

Ao somar esses resultados, temos o valor da lanchonete com base no fluxo de caixa descontado: R$ 370.936,24.

É preciso esclarecer, contudo, que este exemplo é bastante simples e básico, apenas para ilustrar o quanto de valor agregado possui o faturamento futuro da empresa, que seria completamente ignorado se simplesmente contabilizássemos somente o valor dos ativos tangíveis.

Em casos mais complexos de Fluxo de Caixa Descontado, adicionaríamos perpetuidade, WACC, Beta, entre tantas outras premissas necessárias para um cálculo mais exato.

Valor Patrimonial

Este método estima o valor da empresa a partir da soma de todas as contas dos seus ativos circulantes e não circulantes, para, depois, subtrair as dívidas e outras obrigações presentes no passivo circulante e não circulante da empresa.

Em outras palavras, trata-se do valor do patrimônio líquido constante no balanço patrimonial.

O método do valor patrimonial é muito rápido e bem simples, mas é muito genérico. Ele não leva em consideração algumas particularidades do mercado ou perspectivas futuras da empresa.

Assim, podemos dizer que este método se encaixa melhor nas empresas com baixa utilização de sua capacidade produtiva, que se encontram em mercados estagnados e sem qualquer perspectiva de melhora no médio e longo prazo.

Liquidação de Ativos

O método de liquidação de ativos consiste em avaliar o valor dos bens tangíveis e materiais que a empresa possua, como bens imóveis e móveis (maquinário e equipamentos), após a liquidação de suas dívidas com fornecedores.

Geralmente, este método é utilizado quando a empresa está encerrando suas atividades, em uma situação econômica mais complicada.

A ideia por trás deste método é a transformação do patrimônio da empresa em dinheiro com a maior rapidez possível.

Por isso, geralmente, este método reflete o valor mínimo pelo qual uma empresa deve ser vendida.

Por que calcular o valor de uma empresa?

São diversas as ocasiões em que é imprescindível que o empresário saiba o valor de sua empresa.

Isso pode ocorrer, por exemplo, quando um dos sócios decide comprar as cotas do outro, na hora de buscar investimentos para a empresa (como no caso de startups, por exemplo) ou mesmo na eventualidade de se vender ou extinguir o negócio.

Não é incomum ver cotas de empresas serem adquiridas ou vendidas por valores muito acima ou muito abaixo do valor que elas realmente valem, pela mera desinformação quanto às formas de avaliação do valor da empresa.

Ignorar o valor da empresa no momento de sua venda pode render um grande prejuízo e, na maior parte das vezes, é um caminho sem volta.

Portanto, um valuation bem realizado é essencial para que se possa chegar a um valor justo na aquisição ou venda de cotas de uma empresa.

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